Esporte para o Desenvolvimento
Social e Educativo
Em Direção
à
Realização das
Metas de
Desenvolvimento Social e Esporte
Relatório de GROSSOS ESPORTE E LAZER
O esporte para o
Desenvolvimento Social e Educativo.
GROSSOS/2013
ÍNDICE
Sumário executivo.
|
1. Introdução
|
2. O potencial do
esporte como uma ferramenta para o desenvolvimento e Educativo.
|
3. O esporte na
busca das Metas do Desenvolvimento do Grossos.
|
Esporte e saúde.
|
Esporte e educação.
|
Esporte, educação e
educação física
|
Habilidades e
valores aprendidos através do esporte
|
Esporte e
Desenvolvimento Social Sustentável
|
Esporte e
comunicação.
|
Esporte e
conscientização
|
Esporte e paz.
|
Esporte e HIV/AIDS
|
Esporte e
mobilização social
|
4. Conclusão e
recomendações.
|
5. Mobilização dos
recursos:
|
6. Anexos.
|
1-Lista das
iniciativas no esporte para o desenvolvimento educativo
|
2-Em direção à
política multi-setorial no apoio à atividade física e ao “esporte para todos”
|
.
Sumário executivo
Este
relatório analisa em detalhe a contribuição potencial que o esporte pode
oferecer para a realização das Metas de Desenvolvimento de Grossos.
Fornece
uma visão geral do crescente papel das atividades esportivas em muitos
programas do Brasil e consolida as lições aprendidas.
Inclui
também recomendações que visam à maximização do uso do esporte e sua utilização
de maneira sistemática.
Os
esforços do Brasil no sentido de prestar assistência a diferentes municípios
para o
desenvolvimento sustentável da educação. Em especial, conjunto para se cultivar
"uma parceria global para o desenvolvimento".
Este é um
passo essencial para a realização do objetivo do Projeto Esporte para o Desenvolvimento Social e Educativo, do que só podem
ser alcançadas se a sociedade civil, bem como Governos, estiverem inteiramente envolvidos.
O mundo
do esporte apresenta uma parceria natural para o sistema da sociedade Unida.
Por sua
própria natureza o esporte envolve participação.
Envolve
também a inclusão social.
O esporte
une indivíduos e comunidades, destacando os aspectos comuns e servindo de ponte
entre diferenças étnicas e culturais.
O esporte
oferece um fórum para o aprendizado de habilidades tais como a disciplina, a
confiança e a liderança e ensina princípios fundamentais, tais como a
tolerância, a cooperação e o respeito.
O esporte
ensina o valor do esforço e como lidar com a vitória e com a derrota.
Quando
estes aspectos positivos do esporte são enfatizados, o esporte se torna um
poderoso veículo através do qual Grossos podem trabalhar para a realização de
suas metas.
Este
relatório considera o esporte em um sentido amplo. São incorporadas na
definição de "esporte" todas as formas de atividade física que
contribuam para a boa forma física, para o bem-estar mental e para a interação
social. Estas incluem a brincadeira; a recreação; o esporte organizado, casual
ou competitivo; e esportes ou jogos indígenas.
Os
elementos fundamentais do esporte o tornam uma ferramenta viável e prática para
apoiar a realização social.
O esporte
tem um impacto na saúde e reduz a probabilidade de muitas doenças. Os programas
de esportes servem como uma ferramenta eficaz para a mobilização social,
prestando apoio a atividades da saúde tais como campanhas de educação e
imunização relacionadas ao HIV/AIDS.
O esporte
pode ser uma força econômica significativa, gerando emprego e contribuindo para
o desenvolvimento local.
É também
um ambiente - chave e uma atração natural para a participação de voluntários. Além disso, a prática de esporte apoia a
preservação de um meio ambiente limpo e saudável.
A prática
do esporte é vital ao desenvolvimento holístico dos jovens, promovendo sua
saúde física e emocional e construindo relações sociais valiosas.
Oferece
oportunidades de lazer e de auto - expressão que são benéficas, especialmente,
para os jovens com poucas outras oportunidades em suas vidas.
O esporte
fornece também alternativas saudáveis às atividades prejudiciais, tais como o
uso de drogas e a participação no crime.
Dentro
das escolas, a educação física é um componente essencial na educação de
qualidade.
Os
programas de educação física não apenas promovem a atividade física, mas há
evidências de que tais programas têm relação direta com a melhoria do
desempenho acadêmico.
O esporte
pode atravessar as barreiras que dividem as sociedades, tornando-o assim uma
poderosa ferramenta para apoiar esforços de prevenção de conflitos e de
construção da educação, tanto simbolicamente no nível global, quanto de maneira
bastante prática dentro das comunidades.
Quando
aplicados eficazmente, os programas de esportes promovem a integração social e
fomentam a tolerância, ajudando reduzir a tensão e gerar o diálogo. O poder de
organização e reunião do esporte o torna uma ferramenta ainda mais eficaz para
a comunicação e a conscientização.
Esporte para o Desenvolvimento Social e Educativo é que as iniciativas bem
elaboradas,
baseadas
no esporte são ferramentas práticas e custo -efetivas para se atingir as metas
de desenvolvimento de Grossos. O esporte é um veículo poderoso que deve cada
vez mais ser considerado pelo Brasil como complementar as atividades
existentes.
Dessa
forma, GROSSOS ESPORTE E LAZER recomendam fortemente que:
1. O
esporte deve ser bem integrado na agenda do desenvolvimento.
2. O
esporte deve ser incorporado como uma ferramenta útil nos programas para o
desenvolvimento Social e Educativo.
3. As
iniciativas baseadas no esporte devem ser incluídas nos programas de Grossos,
conforme apropriado e de acordo com necessidades localmente avaliadas.
4.
Programas que promovem o Esporte para o Desenvolvimento Social e Educativo
necessitam de mais atenção e recursos por parte dos Governos, dos municípios e
empresas privados.
5. As atividades baseadas na
comunicação que utilizam o esporte devem focalizar na mobilização social e na
conscientização bem - direcionados, particularmente nos níveis nacional e
local.
6. Uma recomendação final de GROSSOS ESPORTE E
LAZER é que a maneira mais eficaz de implementar os programas que usam o Esporte
para o Desenvolvimento Social e Educativo é através de parcerias1. Introdução
O
objetivo do PROJETO GROSSOS ESPORTE E LAZER foi o de promover a utilização mais
sistemática e mais coerente do esporte em atividades relacionadas ao
desenvolvimento Social e Educativo, em especial no nível da comunidade, e gerar
mais apoio para tais atividades entre governos e organizações ligadas ao esporte.
PROJETO GROSSOS ESPORTE E LAZER também têm como objetivo estabelecer uma lista
de programas existentes envolvendo o esporte para o desenvolvimento,
identificar exemplos construtivos, incentivar o sistema do nosso município a
incorporar o esporte em suas atividades e trabalhar para a realização das
Metas de
Desenvolvimento de Grossos.
Com esses
objetivos em mente, PROJETO GROSSOS ESPORTE E LAZER, Esporte para o
Desenvolvimento Social e Educativo foi formada, unindo cidadãos com experiência
significativa na utilização do esporte em seu trabalho.
PROJETO
GROSSOS ESPORTE E LAZER procuraram consolidar as lições aprendidas a partir da
experiência crescente dentro do sistema do nosso município da utilização do
esporte como uma ferramenta para o desenvolvimento Social e educativo, procurou
também aproveitar o interesse crescente no mundo do esporte em atividades no
Brasil.
Diversas
ações concretas foram executadas em anos recentes no apoio à utilização do
esporte para o desenvolvimento Social e educativo.
a reunião
da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) com
ministros para a educação física e o esporte em 1999; a definição WHA55.23 (da
World Health Assembly – Assembleia Mundial da Saúde) em 2002 a respeito da
estratégia global da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre
Alimentação, Atividade Física e Saúde; a decisão pelo Conselho da PNUMA's
(Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) em 2003 de iniciar uma
estratégia a longo prazo no esporte e no meio ambiente; e uma Diretriz Executiva
da UNICEF (Fundo de Emergência das Nações Unidas para as Crianças) no
início de 2003 que incentiva todos os escritórios em diferentes países a
considerar o esporte na sua programação. Da mesma forma, no mundo dos esportes,
as várias federações e organizações desportivas demonstraram uma consciência
crescente sobre o potencial mais amplo do esporte.
No
entanto, muito mais ainda deve ser feito. O esporte ainda precisa ser
incorporado transversalmente à agenda do desenvolvimento do sistema de Grossos.
Em geral, as iniciativas relacionadas ao esporte têm sido informais e isoladas.
O tempo é
oportuno para se desenvolver uma estratégia coerente e sistemática no sentido
de aumentar a utilização do esporte dentro da cidade de Grossos. Um marco de
referência comum precisa ser estabelecido que reúna iniciativas e atores relacionados
ao esporte através dos diferentes setores.
2. O potencial do esporte como uma ferramenta para o desenvolvimento e educativo
O esporte é muito mais do que um luxo
ou uma forma de entretenimento. O acesso ao esporte e a prática do esporte
constituem um direito humano e essencial para que indivíduos de todas as idades
conduzam uma vida saudável e plena. O esporte – desde a brincadeira e a
atividade física até o esporte competitivo organizado - tem um papel importante
em todas as sociedades.
O esporte é fundamental para o desenvolvimento
de uma criança. Ensina valores fundamentais, tais como a cooperação e o
respeito. Traz melhorias para a saúde e reduz a probabilidade de doenças. É uma
força econômica significativa que gera emprego e que contribui para o desenvolvimento
local. Além disso, reúne indivíduos e comunidades, servindo de ponte entre as
diferenças culturais e étnicas. O esporte oferece uma ferramenta bastante
custo - efetivo para os desafios do
desenvolvimento e educação e ajuda a atingir o crescimento da nossa cidade.
O potencial do esporte como uma
ferramenta para o desenvolvimento e educativo ainda precisa ser plenamente
apreendido.
A utilização do esporte permanece fora do pensamento
convencional da nossa cidade. Ao mesmo tempo em que o esporte e a brincadeira
são repetidamente reconhecidos como um direito humano, nem sempre são
considerados como uma prioridade e já foram até mesmo chamados de "direitos esquecidos".
O esporte é considerado um sub - produto do desenvolvimento, não um motor.
O esporte é considerado um sub - produto do desenvolvimento, não um motor.
Este relatório demonstra porque o
esporte deve ocupar um papel mais significativo na agenda do desenvolvimento da
nossa cidade. Demonstrando a contribuição que o esporte pode oferecer quando
utilizado de maneira coordenada e estratégica, o relatório incita Grossos e
seus parceiros a integrar o esporte em seu trabalho. Além disso, tem como
objetivo reunir novos esforços para apoiar tais iniciativas vindas de
organizações ligadas ao esporte, de governos e do setor privado, sugerindo
maneiras de avançar em
parceria com a sociedade civil.
O escopo do esporte
Este relatório vê o esporte em um
sentido amplo. São incorporadas na definição do “esporte” todas as formas de atividade
física que contribuem para a boa forma física, para o bem-estar mental e para a
interação social.
Estas incluem a brincadeira; a
recreação; o esporte organizado, casual e competitivo; e esportes ou jogos
indígenas.
A brincadeira, especialmente entre
crianças, é toda a atividade física que seja divertida e participativa. Frequentemente, é livre da direção de um adulto e não é estruturada. A
recreação é mais organizada do que a brincadeira e geralmente envolve
atividades de lazer fisicamente ativas. O esporte é mais organizado ainda e
envolve regras ou costumes e às vezes competição. O importante é que a
brincadeira, a recreação física e o esporte são todas atividades livremente
escolhidas, realizadas por prazer.
O conceito do “esporte para todos” é fundamental
para esta compreensão do esporte.
As iniciativas do “esporte para todos”
têm como objetivo maximizar o acesso e a participação em formas apropriadas de
atividade física. A ênfase é colocada na participação e na inclusão de todos os
grupos da sociedade, independente de gênero, idade, habilidade ou raça.
Dada a ênfase colocada pela no “esporte para todos ", os esportes
competitivos de elite geralmente ficam fora do escopo deste relatório, embora
algumas vezes sejam citadas referências sobre eles.
O objetivo das atividades do Brasil que envolvem o esporte não é a
criação de novos campeões ou o desenvolvimento do esporte, mas em vez disso, é
a utilização do esporte em atividades mais abrangentes do desenvolvimento e da
construção educativa. Ao mesmo tempo em que, em algumas ocasiões, tais atividades
podem conduzir ao desenvolvimento do esporte, o resultado primário desejado é
contribuir para o desenvolvimento geral através de projetos relacionados ao
esporte.
O objetivo das atividades do Brasil
Maximizando os aspectos positivos do esporte
Muitos dos valores fundamentais
inerentes ao esporte são compatíveis com os princípios necessários para o
desenvolvimento e para a educação, tais como o jogo justo, a cooperação, o
compartilhar e o respeito. As habilidades para a vida aprendidas por intermédio
do esporte ajudam a em ponderar os indivíduos e aumenta o bem-estar, psico - social,
tal como maior resistência, auto - estima e os relacionamentos com outras pessoas.
Estas características do esporte são benéficas a pessoas de todas as idades, mas
são especialmente vitais ao desenvolvimento saudável dos jovens.
No entanto, o esporte é um reflexo da
sociedade.
Deve-se reconhecer que o esporte, como
muitos aspectos da sociedade, abrange simultaneamente alguns dos piores traços
humanos, incluindo a violência, a corrupção, a discriminação, o vandalismo, o nacionalismo
excessivo, roubar no jogo e o uso de drogas. Entretanto, estes aspectos negativos
do esporte, de forma alguma prevalecem sobre seus benefícios positivos potenciais.
Grossos poder ser ajudado pelo estado
e as comunidades a aproveitarem os aspectos positivos do esporte e canalizá-los
de uma maneira coordenada para busca o desenvolvimento saudável dos jovens
Esporte e
desenvolvimento humano sustentável
A prática do esporte traz benefícios
físicos significativos, contribuindo para a condução de vidas longas e
saudáveis, melhorando o bem-estar, aumentando a expectativa de vida e reduzindo
a probabilidade de diversas das principais doenças não - contagiosas, particularmente
doenças do coração, diabetes e determinados cânceres.
O esporte oferece também benefícios
psico - sociais, tais como a promoção da integração social e o aprendizado de
mecanismos de controle, assim como benefícios psicológicos, tais como a redução
da depressão e melhoria na concentração.
Um ponto fundamental da noção de
desenvolvimento de Grossos é o desenvolvimento humano sustentável, que
reconhece que o desenvolvimento vai muito além do crescimento econômico. O
desenvolvimento é um processo de ampliação das escolhas das pessoas e de
aumento das oportunidades disponíveis a todos os membros da sociedade. Baseado
nos princípios da inclusão, da equidade e da sustentabilidade, a ênfase está na
importância de aumentar as oportunidades para a geração atual assim como as de gerações
futuras. As capacidades humanas básicas necessárias para isto são: “conduzir
vidas longas e saudáveis, ter acesso ao conhecimento, ter acesso aos recursos
necessários para manter um padrão de vida decente e poder participar na vida da
comunidade”. O esporte pode ajudar diretamente a construir essas capacidades.
O esporte ainda aumenta as
potencialidades humanas aumentando o conhecimento e contribuindo para a
educação. Incorporar a educação física no currículo escolar e oferecer
oportunidades de recreação melhora a capacidade de aprendizado de uma criança,
com evidências que indicam também a melhoria da frequência escolar e do
desempenho geral. O esporte também educa as pessoas sobre o corpo, aumentando o
nível de consciência e de respeito para com seus corpos e com os corpos dos
outros, o que é um fator primordial para uma vida saudável e para a prevenção
de doenças, como por exemplo, o HIV/AIDS. Da mesma forma, a prática de esportes
ao ar livre aumenta a consciência e o respeito com o meio ambiente, ensinando
as pessoas sobre a importância de um meio ambiente limpo e saudável.
O esporte é também um componente - chave
da vida social, envolvendo diretamente as comunidades. Une as pessoas de uma
maneira divertida e participativa.
Ajuda a criar relações sociais,
conexões e melhora a comunicação entre indivíduos e grupos. O esporte também
mobiliza voluntários e promove a participação ativa da comunidade, ajudando a
construir capital social e a fortalecer o tecido social.
Esporte como um direito humano
O esporte é mais do que um método
prático para se atingir o desenvolvimento e a paz.
A oportunidade de praticar e apreciar
o esporte e a brincadeira é um direito humano que deve ser promovido e apoiado.
O esporte e a brincadeira são, consequentemente, não somente um meio, mas
também um fim.
Embora o Escritório do Alto Comissário
para Direitos Humanos (OHCHR) não tenha sido representado pelo Projeto Social
Esporte e Lazer, houve um consenso sobre a importância de examinar o direito ao
esporte e à brincadeira, especialmente dada a sua importância em diverso
instrumento - chave utilizado pela cidade envolvida.
O fato de que o esporte é um direito
humano está expresso licitamente no artigo 1º da Carta da Educação Física e do Esporte
adotada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e
Cultura) em 1978.
A carta declara: "a prática da educação física e
do esporte é um direito humano fundamental para todos." Ela reforça que toda pessoa
tem o direito de participar no esporte, incluindo especialmente mulheres, jovens,
pessoas idosas e portadores de deficiência.
Da mesma forma, o direito de brincar
de uma criança está disposto no artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança,
que reconhece "o direito da criança ao descanso e ao lazer, à brincadeira
e a atividades de recreação apropriadas à idade da criança".
Este artigo continua, indicando que a
criança não somente tem o direito de brincar; ela tem também o direito à
provisão da oportunidade de brincar, exigindo que os governos "incentivem
a provisão de oportunidades apropriadas e iguais para a atividade cultural, artística,
recreativa e de lazer".
3. O esporte na busca das Metas de Desenvolvimento do Grossos
O esporte contribui diretamente para a
realização das Metas de Desenvolvimento do Brasil. É uma ferramenta inovadora e
eficaz para auxiliar nos esforços existentes no sentido de se atingir objetivos
específicos, tais como os da educação, da igualdade, do gênero, do HIV/AIDS e
da redução de determinadas doenças. De forma mais ampla, os programas de
esportes bem elaborados são também uma maneira custo - efetiva de se contribuir
significativamente para a saúde, a educação, o desenvolvimento e educativo, além de
ser um meio poderoso de se mobilizar sociedades e de se comunicar
mensagens - chave. Sendo um dos aspectos mais ricos e mais desenvolvidos da sociedade
civil, e representando uma
rede internacional poderosa de atores e organizações do setor privado, o
esporte abre novos caminhos para as parcerias criativas através das quais se
pode alcançar as metas de desenvolvimento do Grossos.
Esporte e Saúde
O esporte e a atividade física são
essenciais para a melhoraria da saúde e do bem estar, uma meta primordial para
a realização das MDMs (Meta de Desenvolvimento do Milênio). Formas apropriadas
de esporte e atividade física podem ter um papel significativo na prevenção e
na cura de muitas das principais doenças não - contagiosas do mundo. Existem
evidências que demonstram que a participação regular em programas de atividade
física propicia a todos uma variedade de benefícios relativos à saúde física,
social e mental. Tal participação ativa complementa também estratégias de
melhoria da alimentação, de desestimular o uso do tabaco, do álcool e das
drogas, além de melhorar a capacidade funcional. Consequentemente, a atividade
física é um método eficaz de prevenção da doença para o indivíduo e, para as
nações, é uma maneira custo - efetiva de melhorar a saúde pública.
Esporte e Educação
Esporte e educação
A educação é fundamental para a
realização de todas as MDMs (Meta de Desenvolvimento do Milênio) e o esporte tem um lugar natural na educação,
seja com uma abordagem formal, não - formal ou informal.
Nas escolas, a educação física é um
componente - chave de uma educação de qualidade e pode ser utilizada para
promover a educação entre os jovens. Fora da sala de aula, o esporte é uma “escola
para a vida”, que ensina valores básicos e habilidades para a vida que é
importante para o desenvolvimento holístico.
O esporte é também um veículo poderoso
para a educação pública, uma vez que eventos esportivos podem eficazmente
aumentar a consciência e fomentar apoio e ações concretas em torno de questões fundamentais.
Esporte, educação e educação física
A educação física é um componente
essencial da educação de qualidade e uma parte integral da aprendizagem por
toda a vida. Negligenciar a educação física reduz a qualidade da educação, com
futuros impactos negativos na saúde pública e nos orçamentos da saúde. A
educação física é a única matéria no currículo escolar que focaliza
especificamente o corpo. Dessa forma, ajuda a ensinar aos jovens o respeito com
o corpo — seus próprios, assim como os dos outros —e os ajuda a lidar com
muitos dos desafios enfrentados por jovens, incluindo o risco do HIV/AIDS e
outras doenças sexualmente transmitidas e os perigos do tabaco e das drogas.
Oferecer aos alunos a oportunidade de praticar esporte na escola assegura de que
recebam uma educação completa que trate do corpo, da mente e do espírito.
A educação física é um meio eficaz de
promover a atividade física entre jovens.
Dado que as taxas de atividade física
tendem a diminuir a partir da adolescência, é imperativo que os jovens comecem
a apreciar o esporte na escola, a fim de assegurar uma vida ativa e saudável
para o resto da vida.
Habilidades e valores aprendidos através do esporte
Cooperação
Comunicação
Respeito às regras
Resolução de problemas
Compreensão
Conexão com a outros
Liderança
Respeito pelo outro
Valor do esforço
Como ganhar
Como perder
Como lidar com a competição
Jogar limpo
Compartilhar
Auto - estima
Confiança
Respeito próprio
Tolerância
Resistência
Trabalho em equipe
Disciplina
Auto - confiança
Esporte e Desenvolvimento Social Sustentável
A fim de maximizar o potencial
econômico do esporte, as estratégias de desenvolvimento devem fazer uma
abordagem integrada e coerente, com ênfase no valor da estimulação ao crescimento
em nível local.
Os programas de esportes que visam
apoiar o desenvolvimento social devem ser bem elaborados, conduzidos por
pessoal treinado, enfocados no desenvolvimento do indivíduo, e inclusivo a
todos os grupos não obstante a
idade, raça, sexo ou a habilidade.
Deve-se considerar potenciais danos ou
efeitos adversos no ambiente por atividades esportivas. As realizações
ambientais positivas das organizações esportivas e dos organizadores dos
eventos devem ser reconhecidas, uma vez que isso pode inspirar outros a
aumentar seu apoio à um ambiente sustentável.
Os voluntários são um recurso
estratégico que deve ser mobilizado ao se executar um programa de esporte para
o desenvolvimento. Além disso, o esporte é um local-chave e uma atração natural
para a participação voluntária.
Esporte e Comunicação
O esporte é uma das ferramentas de
comunicação mais poderosas do mundo devido a seu apelo quase universal, seu
poder de união e suas diversas associações positivas. Juntas, estas
características conferem ao esporte a capacidade de alcançar diversos públicos
de várias maneiras, particularmente os grupos que geralmente são difíceis de
alcançar de outro modo. Sozinho, o esporte tem a habilidade de comunicar
mensagens como da cooperação, convivência, ou como administrar com dignidade a
vitória e a derrota. Como um canal poderoso para comunicar mensagens, o esporte
também pode ser uma arena para promover os objetivos de Grossos para o
desenvolvimento e a paz. Seja num único evento ou numa campanha de longo prazo,
o esporte oferece oportunidades valiosas para a conscientização e a mobilização
das comunidades.
Esporte e conscientização
Muitas organizações das Brasil
colaboram com sucesso com o mundo do esporte na área de comunicações, gerando a
consciência sobre questões chaves através de esforços globais e locais. Existem
várias maneiras de aplicar o esporte como veículo para transmissão de
mensagens, incluindo trabalhar com os atletas como embaixadores ou porta-vozes,
a dedicação de eventos esportivos a questões de desenvolvimento, a participação
da mídia e na internet, e a colaboração entre todos os parceiros envolvidos em
eventos esportivos, incluindo o setor privado. Estes elementos podem ser usados
individualmente, ou em conjunto como parte de uma estrutura coerente de
comunicações.
Esporte e Paz
O esporte é uma linguagem
internacional. Sua capacidade de cruzar culturas permite que programas
relacionados ao esporte sirvam de ponte entre diferenças sociais e étnicas.
Como resultado, o esporte pode ser uma ferramenta poderosa para promover a paz,
não só simbolicamente no nível global, como também na prática, dentro das
comunidades.
O poder do esporte pode ser usado como
uma ferramenta para evitar conflitos, assim como um elemento para a construção
da paz sustentável. Quando aplicados eficazmente, programas de esportes
promovem a integração social e a tolerância. Estes valores fundamentais são os
mesmos que são necessários para a paz duradoura. Particularmente em ambientes
de pós-guerra (pós - conflito), pode ajudar a reduzir tensões e a gerar o
diálogo.
Iniciativas Comunitárias para a educação
O uso do esporte para promover a educação é
extremamente eficaz em programas comunitários, pois estes envolvem diretamente
as pessoas afetadas por conflitos e tensão social. O esporte frequentemente é
negado em épocas de instabilidade, apesar de oferecer um sentido de
normalidade, especialmente para os jovens. Os programas de esportes fornecem
estrutura num ambiente desestruturado e desestabilizaste e servem como meio de
canalizar energias para longe da agressividade ou auto - destruição.
Simultaneamente, ajudam a desenvolver as habilidades individuais e os valores
necessários para evitar o conflito e assegurar a educação. Diversos grupos
beneficiam-se particularmente dos programas de esporte para a educação.
Jovens: Em muitas
circunstâncias os jovens perdem a esperança, além dos meios práticos para mudar
sua situação. O esporte é um meio para ajudar a construir o caráter e a
confiança, preparando os jovens para enfrentar melhor os desafios de um mundo
competitivo.
Esporte e HIV/AIDS
A pandemia do HIV/AIDS é uma das
maiores ameaças à vida, à dignidade e à apreciação dos direitos humanos. A
UNAIDS estima que 42 milhões de pessoas estão vivendo com HIV/AIDS; 90 por
cento são de países em desenvolvimento, 75 por cento na África Sub - Saariana. Quatorze
milhões de crianças perderam o pai ou a mãe ou ambos devido à doença. A
extensão da devastação causada por esta pandemia à torna mais do que uma
questão de saúde. O HIV/AIDS tem implicações fundamentais para o
desenvolvimento econômico, a coesão social e a segurança, com reflexos na
sociedade como um todo. Consequentemente, todos os aspectos da sociedade civil,
incluindo o esporte, devem ser mobilizados na luta global contra o HIV/AIDS.
O impacto do esporte no HIV/AIDS
O esporte pode ser um veículo para
ajudar a mitigar a disseminação e o impacto do HIV/AIDS. Os quatro pilares
necessários para a programação eficaz de HIV/AIDS são conhecimento, habilidades
de vida, a provisão de um ambiente seguro e de apoio e acesso aos serviços. A
natureza do esporte e os benefícios que resultam de sua incorporação em
iniciativas de desenvolvimento fazem dele um ótimo apoio a estes quatro pilares.
Sabe-se que os grupos com maior risco de contrair a doença — mulheres e jovens,
especialmente meninas — são altamente responsivos a iniciativas focadas nos
esportes (ver "Esporte e Desenvolvimento Social").
Conhecimento: Os treinadores e
líderes de programas de esportes estão numa boa posição para incorporar
atividades de prevenção do HIV/AIDS em programas de esportes.
Os jovens que praticam esporte
geralmente têm um relacionamento especial e de confiança com seus treinadores, frequentemente ao contrário de outros relacionamentos com adultos. Isto coloca
os treinadores numa boa posição para discutir questões sensíveis,
particularmente o sexo, do modo necessário para ensinar efetivamente a
prevenção do HIV/AIDS e cuidar das pessoas são portadoras do HIV.
Habilidades de vida: Os programas bem
projetados de esportes ensinam habilidades essenciais de vida necessárias para
a proteção e prevenção do
HIV/AIDS, aumentando ainda mais a
eficácia da incorporação do esporte (ver "Esporte e Educação"). Estudos
mostram, por exemplo, que quando meninas adolescentes praticam esporte,
desenvolvem um sentimento de posse e respeito por seus corpos, incentivando-as
a retardar o início da atividade sexual.
Considerações chaves a respeito do esporte e do HIV/AIDS
As organizações e associações de
esportes devem ser incorporadas na luta global contra o HIV/AIDS e ser ativamente
incluído Grossos como parceiro principal.
Programas de esportes visado enfrentar
o HIV/AIDS devem incluir todos os elementos necessários para a programação
efetiva de HIV/AIDS, especialmente os quatro pilares: conhecimento, habilidades
de vida, um ambiente seguro e de apoio e acesso aos serviços.
A capacidade plena de iniciativas do
esporte para desenvolvimento deve ser realizada nos níveis internacional e
local, para aumentar a consciência sobre a doença, aumentar o conhecimento
sobre a prevenção e enfrentar diretamente o estigma e a discriminação de
maneira positiva, participativa.
Os organizadores de programas de
prevenção de HIV/AIDS baseados no esporte devem ser treinados eficazmente nas
questões relacionadas ao
HIV/AIDS além de treinamento para
esportes e como trabalhar com jovens.
Um currículo genérico em HIV/AIDS,
para adaptação local, deve ser elaborado para treinadores, instrutores e outras
pessoas envolvidos no esporte.
Esporte e mobilização social
O esporte é um elemento
particularmente eficaz para apoiar esforços de
mobilização social O poder de união do
esporte o torna uma ferramenta útil para
reunir comunidades para iniciativas
públicas diretas. Permite ampla disseminação
de mensagens e programas a um amplo
leque de pessoas nos níveis local e
nacional, unindo grupos diversos num
ambiente divertido e de apoio. Seja como
um elemento adicional de um evento
esportivo existente ou um festival de
esportes organizado especificamente
para apoiar esforços de mobilização, as
plataformas do esporte fornecem um
meio prático e custo -efetivo para fazer com
que informações e programas essenciais
cheguem até os grupos mais difíceis de
alcançar de modo confortável e familiar.
4. Conclusão e recomendações
Este relatório mostrou que o esporte —
de jogos e atividade física ao esporte organizado e competitivo — é um meio
poderoso e custo - efetivo de apoiar objetivos de desenvolvimento e educativo. Os
inúmeros benefícios do esporte e da atividade física são apreciados não somente
pelo indivíduo, mas por toda a sociedade. Há, consequentemente, uma necessidade
vital de que nossa cidade, governos e grupos privados integrem o esporte e a atividade
física em políticas e programas em diversos setores, incluindo a saúde, a educação
e o desenvolvimento econômico e social. Promovendo o esporte de modo
estratégico, sistemática e coerente, o potencial do esporte como uma ferramenta
para o desenvolvimento educativo podem ser realizados.
Quando o esporte é usado como um
instrumento para o desenvolvimento educativo, ele deve ser implementado com foco
na equidade e na cultura. Os programas de esportes devem ser baseados no modelo
de "esporte para todos", assegurando que todos os grupos tenham a
oportunidade de participar, particularmente aqueles que ganham benefícios
adicionais tais como mulheres, pessoas com deficiências e jovens.
Os programas de esportes devem também
ser projetados explicitamente para desenvolver habilidades e valores centrais
que podem ser aprendidos com o esporte.
Quando os aspectos positivos do
esporte são maximizados, é uma maneira poderosa e custo - efetiva de apoiar uma
série de objetivos do desenvolvimento educativo. Chegou a hora de Grossos realizar
plenamente o potencial do esporte como uma ferramenta viável e prática para o desenvolvimento
educativo.
5. Mobilização dos recursos:
(a) Recomenda aos Governos que
identifiquem e disponibilizem recursos para:
Iniciativas esportivas, que maximizem
a participação e o acesso ao "esporte para todos", dentro do nosso
próprio país;
Fortalecer o esporte para desenvolvimento
no âmbito do auxílio de desenvolvimento interno;
Fortalecer a posição do esporte e da
atividade física no desenvolvimento de políticas públicas de Grossos.
(b) Recomenda aos parceiros do sistema
publico, incluindo também os parceiros do setor privado, organizações de
esportes e sociedade civil, que gerem apoio técnico e financeiro para o esporte
para o desenvolvimento educativo.
Comunicação: Incentiva o sistema
da nossa cidade a buscar maneiras novas e inovadoras de usar o esporte para
comunicação e mobilização social, particularmente nos níveis nacional, regional
e local, engajando a sociedade civil através de participação ativa e
assegurando que o público alvo seja alcançado.
6. Anexos
Anexo 1 — Lista das iniciativas no esporte para o desenvolvimento educativo
Um inventário das iniciativas
existentes (programas e projetos) que usam o esporte como uma ferramenta para
promover o desenvolvimento educativo foi estabelecido. Ele está na Internet no
endereço www.grossosesportelazer.blogsport.com.br
Apesar do inventário não ser completo,
ele representa uma primeira tentativa do Projetos Social esporte e Lazer de
reunir as iniciativas do esporte para desenvolvimento de forma coordenada e
abrangente. Este inventário está sendo continuamente atualizado e melhorado à
medida que mais informações são colhidas sobre iniciativas de esporte para
desenvolvimento educativo existentes e planejadas.
Anexo 2 — Em direção à política multi - setorial no apoio à atividade física e ao “esporte para todos”
Um forte compromisso político e apoio
em todos os níveis são um pré - requisito essencial para o desenvolvimento e a
sustentabilidade do "esporte para todos" e iniciativas de atividades
físicas no nossa cidade. Consequentemente, é importante que a conscientização seja
dirigida não somente a indivíduos, com o objetivo de mudar seu comportamento,
mas também aos formuladores de políticas.
Políticas e iniciativas
multi - setoriais relevantes são necessárias para motivar e envolver as pessoas
nos esportes e atividades físicas apropriadas em ambientes de apoio. Estas
políticas devem ser dirigidas especificamente às populações que não são
suficientemente ativas fisicamente, particularmente em áreas urbanas.
Deve ser dada alta prioridade às
crianças e adolescentes, masculinos e femininos e aos que estão dentro e fora
da escola, porque um estilo de vida fisicamente ativa, quando se é jovem, traz
benefícios positivos durante toda a vida.
As seguintes ações são exemplos de
iniciativas possíveis por parte dos setores de desenvolvimento interessados em
promover a prática regular da atividade física e do esporte na população,
assegurando a equidade na acessibilidade a esportes e atividades físicas
saudáveis, além de ambientes de apoio.
Contatos
Marcos Borges
Tel: (84) 8101-5834
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