Projeto Esporte Social e Educativo

Esporte para o Desenvolvimento Social e Educativo

Em Direção 

à Realização das

Metas de Desenvolvimento Social e Esporte

 

Relatório de GROSSOS ESPORTE E LAZER

O esporte para o Desenvolvimento Social e Educativo.









GROSSOS/2013

ÍNDICE




Sumário executivo.

1. Introdução
2. O potencial do esporte como uma ferramenta para o desenvolvimento e Educativo.
3. O esporte na busca das Metas do Desenvolvimento do Grossos.
Esporte e saúde.
Esporte e educação.
Esporte, educação e educação física
Habilidades e valores aprendidos através do esporte
Esporte e Desenvolvimento Social Sustentável
Esporte e comunicação.
Esporte e conscientização
Esporte e paz.
Esporte e HIV/AIDS
Esporte e mobilização social
4. Conclusão e recomendações.
5. Mobilização dos recursos:
6. Anexos.
1-Lista das iniciativas no esporte para o desenvolvimento educativo
2-Em direção à política multi-setorial no apoio à atividade física e ao “esporte para todos”

.



Sumário executivo




Este relatório analisa em detalhe a contribuição potencial que o esporte pode oferecer para a realização das Metas de Desenvolvimento de Grossos.

Fornece uma visão geral do crescente papel das atividades esportivas em muitos programas do Brasil e consolida as lições aprendidas.

Inclui também recomendações que visam à maximização do uso do esporte e sua utilização de maneira sistemática.

Os esforços do Brasil no sentido de prestar assistência a diferentes municípios

para o desenvolvimento sustentável da educação. Em especial, conjunto para se cultivar "uma parceria global para o desenvolvimento".

Este é um passo essencial para a realização do objetivo do Projeto Esporte para o Desenvolvimento Social e Educativo, do que só podem ser alcançadas se a sociedade civil, bem como Governos, estiverem inteiramente envolvidos.

O mundo do esporte apresenta uma parceria natural para o sistema da sociedade Unida.

Por sua própria natureza o esporte envolve participação.

Envolve também a inclusão social.

O esporte une indivíduos e comunidades, destacando os aspectos comuns e servindo de ponte entre diferenças étnicas e culturais.

O esporte oferece um fórum para o aprendizado de habilidades tais como a disciplina, a confiança e a liderança e ensina princípios fundamentais, tais como a tolerância, a cooperação e o respeito.

O esporte ensina o valor do esforço e como lidar com a vitória e com a derrota.

Quando estes aspectos positivos do esporte são enfatizados, o esporte se torna um poderoso veículo através do qual Grossos podem trabalhar para a realização de suas metas.

Este relatório considera o esporte em um sentido amplo. São incorporadas na definição de "esporte" todas as formas de atividade física que contribuam para a boa forma física, para o bem-estar mental e para a interação social. Estas incluem a brincadeira; a recreação; o esporte organizado, casual ou competitivo; e esportes ou jogos indígenas.

Os elementos fundamentais do esporte o tornam uma ferramenta viável e prática para apoiar a realização social.

O esporte tem um impacto na saúde e reduz a probabilidade de muitas doenças. Os programas de esportes servem como uma ferramenta eficaz para a mobilização social, prestando apoio a atividades da saúde tais como campanhas de educação e imunização relacionadas ao HIV/AIDS.

O esporte pode ser uma força econômica significativa, gerando emprego e contribuindo para o desenvolvimento local.

É também um ambiente - chave e uma atração natural para a participação de voluntários. Além disso, a prática de esporte apoia a preservação de um meio ambiente limpo e saudável.

A prática do esporte é vital ao desenvolvimento holístico dos jovens, promovendo sua saúde física e emocional e construindo relações sociais valiosas.

Oferece oportunidades de lazer e de auto - expressão que são benéficas, especialmente, para os jovens com poucas outras oportunidades em suas vidas.

O esporte fornece também alternativas saudáveis às atividades prejudiciais, tais como o uso de drogas e a participação no crime.

Dentro das escolas, a educação física é um componente essencial na educação de qualidade.

Os programas de educação física não apenas promovem a atividade física, mas há evidências de que tais programas têm relação direta com a melhoria do desempenho acadêmico.

O esporte pode atravessar as barreiras que dividem as sociedades, tornando-o assim uma poderosa ferramenta para apoiar esforços de prevenção de conflitos e de construção da educação, tanto simbolicamente no nível global, quanto de maneira bastante prática dentro das comunidades.

Quando aplicados eficazmente, os programas de esportes promovem a integração social e fomentam a tolerância, ajudando reduzir a tensão e gerar o diálogo. O poder de organização e reunião do esporte o torna uma ferramenta ainda mais eficaz para a comunicação e a conscientização.

Esporte para o Desenvolvimento Social e Educativo é que as iniciativas bem elaboradas,

baseadas no esporte são ferramentas práticas e custo -efetivas para se atingir as metas de desenvolvimento de Grossos. O esporte é um veículo poderoso que deve cada vez mais ser considerado pelo Brasil como complementar as atividades existentes.

Dessa forma, GROSSOS ESPORTE E LAZER recomendam fortemente que:

1. O esporte deve ser bem integrado na agenda do desenvolvimento.

2. O esporte deve ser incorporado como uma ferramenta útil nos programas para o desenvolvimento Social e Educativo.

3. As iniciativas baseadas no esporte devem ser incluídas nos programas de Grossos, conforme apropriado e de acordo com necessidades localmente avaliadas.

4. Programas que promovem o Esporte para o Desenvolvimento Social e Educativo necessitam de mais atenção e recursos por parte dos Governos, dos municípios e empresas privados.
5. As atividades baseadas na comunicação que utilizam o esporte devem focalizar na mobilização social e na conscientização bem - direcionados, particularmente nos níveis nacional e local. 6. Uma recomendação final de GROSSOS ESPORTE E LAZER é que a maneira mais eficaz de implementar os programas que usam o Esporte para o Desenvolvimento Social e Educativo é através de parcerias





1. Introdução


O objetivo do PROJETO GROSSOS ESPORTE E LAZER foi o de promover a utilização mais sistemática e mais coerente do esporte em atividades relacionadas ao desenvolvimento Social e Educativo, em especial no nível da comunidade, e gerar mais apoio para tais atividades entre governos e organizações ligadas ao esporte. PROJETO GROSSOS ESPORTE E LAZER também têm como objetivo estabelecer uma lista de programas existentes envolvendo o esporte para o desenvolvimento, identificar exemplos construtivos, incentivar o sistema do nosso município a incorporar o esporte em suas atividades e trabalhar para a realização das
Metas de Desenvolvimento de Grossos.
Com esses objetivos em mente, PROJETO GROSSOS ESPORTE E LAZER, Esporte para o Desenvolvimento Social e Educativo foi formada, unindo cidadãos com experiência significativa na utilização do esporte em seu trabalho.
PROJETO GROSSOS ESPORTE E LAZER procuraram consolidar as lições aprendidas a partir da experiência crescente dentro do sistema do nosso município da utilização do esporte como uma ferramenta para o desenvolvimento Social e educativo, procurou também aproveitar o interesse crescente no mundo do esporte em atividades no Brasil.
Diversas ações concretas foram executadas em anos recentes no apoio à utilização do esporte para o desenvolvimento Social e educativo.
a reunião da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) com ministros para a educação física e o esporte em 1999; a definição WHA55.23 (da World Health Assembly – Assembleia Mundial da Saúde) em 2002 a respeito da estratégia global da OMS (Organização Mundial da Saúde)  sobre Alimentação, Atividade Física e Saúde; a decisão pelo Conselho da PNUMA's (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente)  em 2003 de iniciar uma estratégia a longo prazo no esporte e no meio ambiente; e uma Diretriz Executiva da UNICEF (Fundo de Emergência das Nações Unidas para as Crianças)  no início de 2003 que incentiva todos os escritórios em diferentes países a considerar o esporte na sua programação. Da mesma forma, no mundo dos esportes, as várias federações e organizações desportivas demonstraram uma consciência crescente sobre o potencial mais amplo do esporte.
No entanto, muito mais ainda deve ser feito. O esporte ainda precisa ser incorporado transversalmente à agenda do desenvolvimento do sistema de Grossos. Em geral, as iniciativas relacionadas ao esporte têm sido informais e isoladas.
O tempo é oportuno para se desenvolver uma estratégia coerente e sistemática no sentido de aumentar a utilização do esporte dentro da cidade de Grossos. Um marco de referência comum precisa ser estabelecido que reúna iniciativas e atores relacionados ao esporte através dos diferentes setores.

2. O potencial do esporte como uma ferramenta para o desenvolvimento e educativo

O esporte é muito mais do que um luxo ou uma forma de entretenimento. O acesso ao esporte e a prática do esporte constituem um direito humano e essencial para que indivíduos de todas as idades conduzam uma vida saudável e plena. O esporte – desde a brincadeira e a atividade física até o esporte competitivo organizado - tem um papel importante em todas as sociedades.
O esporte é fundamental para o desenvolvimento de uma criança. Ensina valores fundamentais, tais como a cooperação e o respeito. Traz melhorias para a saúde e reduz a probabilidade de doenças. É uma força econômica significativa que gera emprego e que contribui para o desenvolvimento local. Além disso, reúne indivíduos e comunidades, servindo de ponte entre as diferenças culturais e étnicas. O esporte oferece uma ferramenta bastante
custo - efetivo para os desafios do desenvolvimento e educação e ajuda a atingir o crescimento da nossa cidade.
O potencial do esporte como uma ferramenta para o desenvolvimento e educativo ainda precisa ser plenamente apreendido.
 A utilização do esporte permanece fora do pensamento convencional da nossa cidade. Ao mesmo tempo em que o esporte e a brincadeira são repetidamente reconhecidos como um direito humano, nem sempre são considerados como uma prioridade e já foram até mesmo chamados de "direitos esquecidos".  
 O esporte é considerado um sub - produto do desenvolvimento, não um motor.
Este relatório demonstra porque o esporte deve ocupar um papel mais significativo na agenda do desenvolvimento da nossa cidade. Demonstrando a contribuição que o esporte pode oferecer quando utilizado de maneira coordenada e estratégica, o relatório incita Grossos e seus parceiros a integrar o esporte em seu trabalho. Além disso, tem como objetivo reunir novos esforços para apoiar tais iniciativas vindas de organizações ligadas ao esporte, de governos e do setor privado, sugerindo maneiras de avançar em
parceria com a sociedade civil.

O escopo do esporte


Este relatório vê o esporte em um sentido amplo. São incorporadas na definição do “esporte” todas as formas de atividade física que contribuem para a boa forma física, para o bem-estar mental e para a interação social.
Estas incluem a brincadeira; a recreação; o esporte organizado, casual e competitivo; e esportes ou jogos indígenas.
A brincadeira, especialmente entre crianças, é toda a atividade física que seja divertida e participativa. Frequentemente, é livre da direção de um adulto e não é estruturada. A recreação é mais organizada do que a brincadeira e geralmente envolve atividades de lazer fisicamente ativas. O esporte é mais organizado ainda e envolve regras ou costumes e às vezes competição. O importante é que a brincadeira, a recreação física e o esporte são todas atividades livremente escolhidas, realizadas por prazer.
O conceito do “esporte para todos” é fundamental para esta compreensão do esporte.
As iniciativas do “esporte para todos” têm como objetivo maximizar o acesso e a participação em formas apropriadas de atividade física. A ênfase é colocada na participação e na inclusão de todos os grupos da sociedade, independente de gênero, idade, habilidade ou raça.
Dada a ênfase colocada pela  no “esporte para todos ", os esportes competitivos de elite geralmente ficam fora do escopo deste relatório, embora algumas vezes sejam citadas referências sobre eles.  
O objetivo das atividades do Brasil que envolvem o esporte não é a criação de novos campeões ou o desenvolvimento do esporte, mas em vez disso, é a utilização do esporte em atividades mais abrangentes do desenvolvimento e da construção educativa. Ao mesmo tempo em que, em algumas ocasiões, tais atividades podem conduzir ao desenvolvimento do esporte, o resultado primário desejado é contribuir para o desenvolvimento geral através de projetos relacionados ao esporte.

Maximizando os aspectos positivos do esporte


Muitos dos valores fundamentais inerentes ao esporte são compatíveis com os princípios necessários para o desenvolvimento e para a educação, tais como o jogo justo, a cooperação, o compartilhar e o respeito. As habilidades para a vida aprendidas por intermédio do esporte ajudam a em ponderar os indivíduos e aumenta o bem-estar, psico - social, tal como maior resistência, auto - estima e os relacionamentos com outras pessoas. Estas características do esporte são benéficas a pessoas de todas as idades, mas são especialmente vitais ao desenvolvimento saudável dos jovens.
No entanto, o esporte é um reflexo da sociedade.
Deve-se reconhecer que o esporte, como muitos aspectos da sociedade, abrange simultaneamente alguns dos piores traços humanos, incluindo a violência, a corrupção, a discriminação, o vandalismo, o nacionalismo excessivo, roubar no jogo e o uso de drogas. Entretanto, estes aspectos negativos do esporte, de forma alguma prevalecem sobre seus benefícios positivos potenciais.
Grossos poder ser ajudado pelo estado e as comunidades a aproveitarem os aspectos positivos do esporte e canalizá-los de uma maneira coordenada para busca o desenvolvimento saudável dos jovens

Esporte e desenvolvimento humano sustentável


A prática do esporte traz benefícios físicos significativos, contribuindo para a condução de vidas longas e saudáveis, melhorando o bem-estar, aumentando a expectativa de vida e reduzindo a probabilidade de diversas das principais doenças não - contagiosas, particularmente doenças do coração, diabetes e determinados cânceres.
O esporte oferece também benefícios psico - sociais, tais como a promoção da integração social e o aprendizado de mecanismos de controle, assim como benefícios psicológicos, tais como a redução da depressão e melhoria na concentração.
Um ponto fundamental da noção de desenvolvimento de Grossos é o desenvolvimento humano sustentável, que reconhece que o desenvolvimento vai muito além do crescimento econômico. O desenvolvimento é um processo de ampliação das escolhas das pessoas e de aumento das oportunidades disponíveis a todos os membros da sociedade. Baseado nos princípios da inclusão, da equidade e da sustentabilidade, a ênfase está na importância de aumentar as oportunidades para a geração atual assim como as de gerações futuras. As capacidades humanas básicas necessárias para isto são: “conduzir vidas longas e saudáveis, ter acesso ao conhecimento, ter acesso aos recursos necessários para manter um padrão de vida decente e poder participar na vida da comunidade”. O esporte pode ajudar diretamente a construir essas capacidades.
O esporte ainda aumenta as potencialidades humanas aumentando o conhecimento e contribuindo para a educação. Incorporar a educação física no currículo escolar e oferecer oportunidades de recreação melhora a capacidade de aprendizado de uma criança, com evidências que indicam também a melhoria da frequência escolar e do desempenho geral. O esporte também educa as pessoas sobre o corpo, aumentando o nível de consciência e de respeito para com seus corpos e com os corpos dos outros, o que é um fator primordial para uma vida saudável e para a prevenção de doenças, como por exemplo, o HIV/AIDS. Da mesma forma, a prática de esportes ao ar livre aumenta a consciência e o respeito com o meio ambiente, ensinando as pessoas sobre a importância de um meio ambiente limpo e saudável.
O esporte é também um componente - chave da vida social, envolvendo diretamente as comunidades. Une as pessoas de uma maneira divertida e participativa.
Ajuda a criar relações sociais, conexões e melhora a comunicação entre indivíduos e grupos. O esporte também mobiliza voluntários e promove a participação ativa da comunidade, ajudando a construir capital social e a fortalecer o tecido social.


Esporte como um direito humano


O esporte é mais do que um método prático para se atingir o desenvolvimento e a paz.
A oportunidade de praticar e apreciar o esporte e a brincadeira é um direito humano que deve ser promovido e apoiado. O esporte e a brincadeira são, consequentemente, não somente um meio, mas também um fim.
Embora o Escritório do Alto Comissário para Direitos Humanos (OHCHR) não tenha sido representado pelo Projeto Social Esporte e Lazer, houve um consenso sobre a importância de examinar o direito ao esporte e à brincadeira, especialmente dada a sua importância em diverso instrumento - chave utilizado pela cidade envolvida.
O fato de que o esporte é um direito humano está expresso licitamente no artigo 1º da Carta da Educação Física e do Esporte adotada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) em 1978.
 A carta declara: "a prática da educação física e do esporte é um direito humano fundamental para todos." Ela reforça que toda pessoa tem o direito de participar no esporte, incluindo especialmente mulheres, jovens, pessoas idosas e portadores de deficiência.
Da mesma forma, o direito de brincar de uma criança está disposto no artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança, que reconhece "o direito da criança ao descanso e ao lazer, à brincadeira e a atividades de recreação apropriadas à idade da criança".
Este artigo continua, indicando que a criança não somente tem o direito de brincar; ela tem também o direito à provisão da oportunidade de brincar, exigindo que os governos "incentivem a provisão de oportunidades apropriadas e iguais para a atividade cultural, artística, recreativa e de lazer".

3. O esporte na busca das Metas de Desenvolvimento do Grossos


O esporte contribui diretamente para a realização das Metas de Desenvolvimento do Brasil. É uma ferramenta inovadora e eficaz para auxiliar nos esforços existentes no sentido de se atingir objetivos específicos, tais como os da educação, da igualdade, do gênero, do HIV/AIDS e da redução de determinadas doenças. De forma mais ampla, os programas de esportes bem elaborados são também uma maneira custo - efetiva de se contribuir significativamente para a saúde, a educação, o desenvolvimento e educativo, além de ser um meio poderoso de se mobilizar sociedades e de se comunicar mensagens - chave. Sendo um dos aspectos mais ricos e mais desenvolvidos da sociedade civil, e representando uma rede internacional poderosa de atores e organizações do setor privado, o esporte abre novos caminhos para as parcerias criativas através das quais se pode alcançar as metas de desenvolvimento do Grossos.


Esporte e Saúde


O esporte e a atividade física são essenciais para a melhoraria da saúde e do bem estar, uma meta primordial para a realização das MDMs (Meta de Desenvolvimento do Milênio). Formas apropriadas de esporte e atividade física podem ter um papel significativo na prevenção e na cura de muitas das principais doenças não - contagiosas do mundo. Existem evidências que demonstram que a participação regular em programas de atividade física propicia a todos uma variedade de benefícios relativos à saúde física, social e mental. Tal participação ativa complementa também estratégias de melhoria da alimentação, de desestimular o uso do tabaco, do álcool e das drogas, além de melhorar a capacidade funcional. Consequentemente, a atividade física é um método eficaz de prevenção da doença para o indivíduo e, para as nações, é uma maneira custo - efetiva de melhorar a saúde pública.

Esporte e Educação


Esporte e educação
A educação é fundamental para a realização de todas as MDMs (Meta de Desenvolvimento do Milênio)  e o esporte tem um lugar natural na educação, seja com uma abordagem formal, não - formal ou informal.
Nas escolas, a educação física é um componente - chave de uma educação de qualidade e pode ser utilizada para promover a educação entre os jovens. Fora da sala de aula, o esporte é uma “escola para a vida”, que ensina valores básicos e habilidades para a vida que é importante para o desenvolvimento holístico.
O esporte é também um veículo poderoso para a educação pública, uma vez que eventos esportivos podem eficazmente aumentar a consciência e fomentar apoio e ações concretas em torno de questões fundamentais.

Esporte, educação e educação física


A educação física é um componente essencial da educação de qualidade e uma parte integral da aprendizagem por toda a vida. Negligenciar a educação física reduz a qualidade da educação, com futuros impactos negativos na saúde pública e nos orçamentos da saúde. A educação física é a única matéria no currículo escolar que focaliza especificamente o corpo. Dessa forma, ajuda a ensinar aos jovens o respeito com o corpo — seus próprios, assim como os dos outros —e os ajuda a lidar com muitos dos desafios enfrentados por jovens, incluindo o risco do HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmitidas e os perigos do tabaco e das drogas. Oferecer aos alunos a oportunidade de praticar esporte na escola assegura de que recebam uma educação completa que trate do corpo, da mente e do espírito.
A educação física é um meio eficaz de promover a atividade física entre jovens.
Dado que as taxas de atividade física tendem a diminuir a partir da adolescência, é imperativo que os jovens comecem a apreciar o esporte na escola, a fim de assegurar uma vida ativa e saudável para o resto da vida.


Habilidades e valores aprendidos através do esporte


Cooperação
Comunicação                                      
Respeito às regras
Resolução de problemas
Compreensão
Conexão com a outros
Liderança
Respeito pelo outro
Valor do esforço
Como ganhar
Como perder
Como lidar com a competição
Jogar limpo
Compartilhar
Auto - estima
Confiança
Respeito próprio
Tolerância
Resistência
Trabalho em equipe
Disciplina
Auto - confiança

Esporte e Desenvolvimento Social Sustentável

A fim de maximizar o potencial econômico do esporte, as estratégias de desenvolvimento devem fazer uma abordagem integrada e coerente, com ênfase no valor da estimulação ao crescimento em nível local.
Os programas de esportes que visam apoiar o desenvolvimento social devem ser bem elaborados, conduzidos por pessoal treinado, enfocados no desenvolvimento do indivíduo, e inclusivo a todos os grupos não obstante a
idade, raça, sexo ou a habilidade.
Deve-se considerar potenciais danos ou efeitos adversos no ambiente por atividades esportivas. As realizações ambientais positivas das organizações esportivas e dos organizadores dos eventos devem ser reconhecidas, uma vez que isso pode inspirar outros a aumentar seu apoio à um ambiente sustentável.
Os voluntários são um recurso estratégico que deve ser mobilizado ao se executar um programa de esporte para o desenvolvimento. Além disso, o esporte é um local-chave e uma atração natural para a participação voluntária.

Esporte e Comunicação


O esporte é uma das ferramentas de comunicação mais poderosas do mundo devido a seu apelo quase universal, seu poder de união e suas diversas associações positivas. Juntas, estas características conferem ao esporte a capacidade de alcançar diversos públicos de várias maneiras, particularmente os grupos que geralmente são difíceis de alcançar de outro modo. Sozinho, o esporte tem a habilidade de comunicar mensagens como da cooperação, convivência, ou como administrar com dignidade a vitória e a derrota. Como um canal poderoso para comunicar mensagens, o esporte também pode ser uma arena para promover os objetivos de Grossos para o desenvolvimento e a paz. Seja num único evento ou numa campanha de longo prazo, o esporte oferece oportunidades valiosas para a conscientização e a mobilização das comunidades.

Esporte e conscientização


Muitas organizações das Brasil colaboram com sucesso com o mundo do esporte na área de comunicações, gerando a consciência sobre questões chaves através de esforços globais e locais. Existem várias maneiras de aplicar o esporte como veículo para transmissão de mensagens, incluindo trabalhar com os atletas como embaixadores ou porta-vozes, a dedicação de eventos esportivos a questões de desenvolvimento, a participação da mídia e na internet, e a colaboração entre todos os parceiros envolvidos em eventos esportivos, incluindo o setor privado. Estes elementos podem ser usados individualmente, ou em conjunto como parte de uma estrutura coerente de comunicações.

Esporte e Paz


O esporte é uma linguagem internacional. Sua capacidade de cruzar culturas permite que programas relacionados ao esporte sirvam de ponte entre diferenças sociais e étnicas. Como resultado, o esporte pode ser uma ferramenta poderosa para promover a paz, não só simbolicamente no nível global, como também na prática, dentro das comunidades.
O poder do esporte pode ser usado como uma ferramenta para evitar conflitos, assim como um elemento para a construção da paz sustentável. Quando aplicados eficazmente, programas de esportes promovem a integração social e a tolerância. Estes valores fundamentais são os mesmos que são necessários para a paz duradoura. Particularmente em ambientes de pós-guerra (pós - conflito), pode ajudar a reduzir tensões e a gerar o diálogo.

Iniciativas Comunitárias para a educação


O uso do esporte para promover a educação é extremamente eficaz em programas comunitários, pois estes envolvem diretamente as pessoas afetadas por conflitos e tensão social. O esporte frequentemente é negado em épocas de instabilidade, apesar de oferecer um sentido de normalidade, especialmente para os jovens. Os programas de esportes fornecem estrutura num ambiente desestruturado e desestabilizaste e servem como meio de canalizar energias para longe da agressividade ou auto - destruição. Simultaneamente, ajudam a desenvolver as habilidades individuais e os valores necessários para evitar o conflito e assegurar a educação. Diversos grupos beneficiam-se particularmente dos programas de esporte para a educação.

Jovens: Em muitas circunstâncias os jovens perdem a esperança, além dos meios práticos para mudar sua situação. O esporte é um meio para ajudar a construir o caráter e a confiança, preparando os jovens para enfrentar melhor os desafios de um mundo competitivo.

Esporte e HIV/AIDS


A pandemia do HIV/AIDS é uma das maiores ameaças à vida, à dignidade e à apreciação dos direitos humanos. A UNAIDS estima que 42 milhões de pessoas estão vivendo com HIV/AIDS; 90 por cento são de países em desenvolvimento, 75 por cento na África Sub - Saariana. Quatorze milhões de crianças perderam o pai ou a mãe ou ambos devido à doença. A extensão da devastação causada por esta pandemia à torna mais do que uma questão de saúde. O HIV/AIDS tem implicações fundamentais para o desenvolvimento econômico, a coesão social e a segurança, com reflexos na sociedade como um todo. Consequentemente, todos os aspectos da sociedade civil, incluindo o esporte, devem ser mobilizados na luta global contra o HIV/AIDS.

O impacto do esporte no HIV/AIDS


O esporte pode ser um veículo para ajudar a mitigar a disseminação e o impacto do HIV/AIDS. Os quatro pilares necessários para a programação eficaz de HIV/AIDS são conhecimento, habilidades de vida, a provisão de um ambiente seguro e de apoio e acesso aos serviços. A natureza do esporte e os benefícios que resultam de sua incorporação em iniciativas de desenvolvimento fazem dele um ótimo apoio a estes quatro pilares. Sabe-se que os grupos com maior risco de contrair a doença — mulheres e jovens, especialmente meninas — são altamente responsivos a iniciativas focadas nos esportes (ver "Esporte e Desenvolvimento Social").

Conhecimento: Os treinadores e líderes de programas de esportes estão numa boa posição para incorporar atividades de prevenção do HIV/AIDS em programas de esportes.
Os jovens que praticam esporte geralmente têm um relacionamento especial e de confiança com seus treinadores, frequentemente ao contrário de outros relacionamentos com adultos. Isto coloca os treinadores numa boa posição para discutir questões sensíveis, particularmente o sexo, do modo necessário para ensinar efetivamente a prevenção do HIV/AIDS e cuidar das pessoas são portadoras do HIV.

Habilidades de vida: Os programas bem projetados de esportes ensinam habilidades essenciais de vida necessárias para a proteção e prevenção do
HIV/AIDS, aumentando ainda mais a eficácia da incorporação do esporte (ver "Esporte e Educação"). Estudos mostram, por exemplo, que quando meninas adolescentes praticam esporte, desenvolvem um sentimento de posse e respeito por seus corpos, incentivando-as a retardar o início da atividade sexual.

Considerações chaves a respeito do esporte e do HIV/AIDS


As organizações e associações de esportes devem ser incorporadas na luta global contra o HIV/AIDS e ser ativamente incluído Grossos como parceiro principal.
Programas de esportes visado enfrentar o HIV/AIDS devem incluir todos os elementos necessários para a programação efetiva de HIV/AIDS, especialmente os quatro pilares: conhecimento, habilidades de vida, um ambiente seguro e de apoio e acesso aos serviços.
A capacidade plena de iniciativas do esporte para desenvolvimento deve ser realizada nos níveis internacional e local, para aumentar a consciência sobre a doença, aumentar o conhecimento sobre a prevenção e enfrentar diretamente o estigma e a discriminação de maneira positiva, participativa.
Os organizadores de programas de prevenção de HIV/AIDS baseados no esporte devem ser treinados eficazmente nas questões relacionadas ao
HIV/AIDS além de treinamento para esportes e como trabalhar com jovens.
Um currículo genérico em HIV/AIDS, para adaptação local, deve ser elaborado para treinadores, instrutores e outras pessoas envolvidos no esporte.

Esporte e mobilização social


O esporte é um elemento particularmente eficaz para apoiar esforços de
mobilização social O poder de união do esporte o torna uma ferramenta útil para
reunir comunidades para iniciativas públicas diretas. Permite ampla disseminação
de mensagens e programas a um amplo leque de pessoas nos níveis local e
nacional, unindo grupos diversos num ambiente divertido e de apoio. Seja como
um elemento adicional de um evento esportivo existente ou um festival de
esportes organizado especificamente para apoiar esforços de mobilização, as
plataformas do esporte fornecem um meio prático e custo -efetivo para fazer com
que informações e programas essenciais cheguem até os grupos mais difíceis de
alcançar de modo confortável e familiar.

4. Conclusão e recomendações

Este relatório mostrou que o esporte — de jogos e atividade física ao esporte organizado e competitivo — é um meio poderoso e custo - efetivo de apoiar objetivos de desenvolvimento e educativo. Os inúmeros benefícios do esporte e da atividade física são apreciados não somente pelo indivíduo, mas por toda a sociedade. Há, consequentemente, uma necessidade vital de que nossa cidade, governos e grupos privados integrem o esporte e a atividade física em políticas e programas em diversos setores, incluindo a saúde, a educação e o desenvolvimento econômico e social. Promovendo o esporte de modo estratégico, sistemática e coerente, o potencial do esporte como uma ferramenta para o desenvolvimento educativo podem ser realizados.
Quando o esporte é usado como um instrumento para o desenvolvimento educativo, ele deve ser implementado com foco na equidade e na cultura. Os programas de esportes devem ser baseados no modelo de "esporte para todos", assegurando que todos os grupos tenham a oportunidade de participar, particularmente aqueles que ganham benefícios adicionais tais como mulheres, pessoas com deficiências e jovens.
Os programas de esportes devem também ser projetados explicitamente para desenvolver habilidades e valores centrais que podem ser aprendidos com o esporte.
Quando os aspectos positivos do esporte são maximizados, é uma maneira poderosa e custo - efetiva de apoiar uma série de objetivos do desenvolvimento educativo. Chegou a hora de Grossos realizar plenamente o potencial do esporte como uma ferramenta viável e prática para o desenvolvimento educativo.

5. Mobilização dos recursos:


(a) Recomenda aos Governos que identifiquem e disponibilizem recursos para:
Iniciativas esportivas, que maximizem a participação e o acesso ao "esporte para todos", dentro do nosso próprio país;
Fortalecer o esporte para desenvolvimento no âmbito do auxílio de desenvolvimento interno;
Fortalecer a posição do esporte e da atividade física no desenvolvimento de políticas públicas de Grossos.
(b) Recomenda aos parceiros do sistema publico, incluindo também os parceiros do setor privado, organizações de esportes e sociedade civil, que gerem apoio técnico e financeiro para o esporte para o desenvolvimento educativo.

Comunicação: Incentiva o sistema da nossa cidade a buscar maneiras novas e inovadoras de usar o esporte para comunicação e mobilização social, particularmente nos níveis nacional, regional e local, engajando a sociedade civil através de participação ativa e assegurando que o público alvo seja alcançado.

6. Anexos

Anexo 1 — Lista das iniciativas no esporte para o desenvolvimento educativo


Um inventário das iniciativas existentes (programas e projetos) que usam o esporte como uma ferramenta para promover o desenvolvimento educativo foi estabelecido. Ele está na Internet no endereço www.grossosesportelazer.blogsport.com.br
Apesar do inventário não ser completo, ele representa uma primeira tentativa do Projetos Social esporte e Lazer de reunir as iniciativas do esporte para desenvolvimento de forma coordenada e abrangente. Este inventário está sendo continuamente atualizado e melhorado à medida que mais informações são colhidas sobre iniciativas de esporte para desenvolvimento educativo existentes e planejadas.

Anexo 2 — Em direção à política multi - setorial no apoio à atividade física e ao “esporte para todos”


Um forte compromisso político e apoio em todos os níveis são um pré - requisito essencial para o desenvolvimento e a sustentabilidade do "esporte para todos" e iniciativas de atividades físicas no nossa cidade. Consequentemente, é importante que a conscientização seja dirigida não somente a indivíduos, com o objetivo de mudar seu comportamento, mas também aos formuladores de políticas.
Políticas e iniciativas multi - setoriais relevantes são necessárias para motivar e envolver as pessoas nos esportes e atividades físicas apropriadas em ambientes de apoio. Estas políticas devem ser dirigidas especificamente às populações que não são suficientemente ativas fisicamente, particularmente em áreas urbanas.
Deve ser dada alta prioridade às crianças e adolescentes, masculinos e femininos e aos que estão dentro e fora da escola, porque um estilo de vida fisicamente ativa, quando se é jovem, traz benefícios positivos durante toda a vida.
As seguintes ações são exemplos de iniciativas possíveis por parte dos setores de desenvolvimento interessados em promover a prática regular da atividade física e do esporte na população, assegurando a equidade na acessibilidade a esportes e atividades físicas saudáveis, além de ambientes de apoio.



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